Mosquitos

Mosquitos

Mosquitos: Bases da Vigilância e Controle

Mosquitos dos gêneros Aedes, Anopheles, Culex podem ser vetores de agentes causadores de doenças como a malária, filariose linfática, dengue, febres amarela, zika e chikungunya (FOSTER & WALKER, 2009; GUEDES et al., 2017). Apesar da existência de vacinas para algumas dessas doenças como febre amarela e dengue (BRASIL, 2014; PORTER et al.,2014) uma alternativa efetiva para reduzir os riscos de transmissão agentes etiológicos dessas doenças é atuar na ruptura do ciclo de transmissão através de ações de combate ao mosquito vetor, reduzindo assim os riscos de epidemias. O Instituto Aggeu Magalhães – Fiocruz/PE criou o Curso de Aperfeiçoamento em Bases da Vigilância e Controle de Mosquitos com o objetivo de aprofundar os conhecimentos dos agentes de endemias municipais a respeito do controle e monitoramento de mosquitos vetores de patógenos ao homem, conhecendo aspectos biológicos, ecológicos e comportamentais. Este recurso educacional se destina principalmente a agentes de endemias dos municípios, podendo interessar também profissionais do serviço de saúde que trabalhem na gestão de controle de vetores, gestores em saúde e ao público em geral.

O curso completo é autoinstrucional e à distância. O mesmo será composto por três módulos-dependentes, o avanço para módulo seguinte terá como pré-requisito visualização de as atividades, assim como a resolução do quiz referente ao conteúdo disponibilizado. Será estruturado principalmente em recursos visuais, com vivências do dia-a-dia dos agentes de endemias, com simulações de situações desafiadoras em campo, além de outros conteúdos mais específicos que podem ser gravados em laboratório. Sempre utilizando como apoio ao conteúdo, explicações e aprofundamentos através de textos e vídeo dos pesquisadores da FIOCRUZ, assim como outros profissionais competentes. Também utilizaremos infográficos para situar o aluno quanto ao contexto históricos da chegada estabelecimento de Aedes aegypti no Brasil e surtos epidêmicos. Além da disponibilização de textos como opção escrita, usaremos também e áudios informativos, e legendas nos vídeos para facilitar a acessibilidade. Uma apostila para aprofundamento dos conhecimentos será disponibilizada.

Carga horária

30 horas

Tipo de curso

Autoinstrucional

Público alvo

Agentes de endemias municipais

Módulo 1 - Características biológicas, ecológicas e comportamentais

Carga horária: 15h

Módulo 2 - Controle de mosquitos

Carga horária: 10h

Módulo 3 - Avanços na pesquisa quanto ao Controle Vetorial

Carga horária: 5h

Certificado de Conclusão

Ao finalizar o curso, você receberá um certificado de conclusão para comprovar suas habilidades.

Biossegurança em foco

Biossegurança em foco

Biossegurança em foco

Biossegurança e Fronteiras no contexto da COVID-19. É um curso autoinstrucional, organizado em 3 módulos, com uma carga horária total de 50 h.

Cronograma

13/04/2020 – Início da oferta.
15/12/2021 – Final da oferta.

Inscrições encerradas

Inscrições finalizam em

Dia(s)

:

Hora(s)

:

Minuto(s)

:

Segundo(s)

Carga horária

50 horas

Tipo de curso

Autoinstrucional

Público alvo

População em Geral

Módulo I – Biossegurança e Boas Práticas Laboratoriais

Neste módulo serão abordados os conceitos básicos de biossegurança, do ponto de vista histórico e legal, assim como as boas práticas laboratoriais, com enfoque na qualidade, saúde e segurança, e gerenciamento de resíduos.

  • Capítulo 1 – Biossegurança Geral (conceitos, histórico e legislação)
  • Capítulo 2 – Boas Práticas Laboratoriais
  • Capítulo 3 – Qualidade e Biossegurança
  • Capítulo 4 – Saúde e Segurança do Trabalho
  • Capítulo 5 – Gerenciamento de Resíduos
Módulo II – Classificação de Riscos e Níveis de Biossegurança no Trabalho com OGMs e Convencionais

O módulo II irá abordar a classificação de riscos e os níveis de biossegurança, com enfoque no trabalho com organismos geneticamente modificados e organismos convencionais, assim como identificar os requisitos básicos da infraestrutura laboratorial de acordo com o nível de biossegurança e o organismo trabalhado.

  • Capítulo 1 – Classificação de Riscos
  • Capítulo 2 – Níveis de Biossegurança
  • Capítulo 3 – Trabalho com Organismos Convencionais
  • Capítulo 4 – Trabalho com OGMs
  • Capítulo 5 – Infraestrutura Laboratorial
    Módulo III – Princípios e Normas de Biossegurança do IAM

    Este módulo tem por finalidade disseminar os princípios e normas de Biossegurança, a partir da Política Institucional de Biossegurança, com foco nos procedimentos específicos de alguns laboratórios, assim como refletir sobre as questões de Biossegurança e Fronteiras no contexto da COVID-19.

    • Capítulo 1 – Política Institucional de Biossegurança: a experiência do IAM
    • Capítulo 2 – Biossegurança laboratorial: a experiência do IAM
    • Capítulo 3 – Laboratórios Nível 3 de Biossegurança
    • Capítulo 4 – Biossegurança em Biotérios Experimentais
    • Capítulo 5 – Biossegurança em Insetários
    • Capítulo 6 – Biossegurança e COVID-19: algumas reflexões.
    • Capítulo 7 – Biossegurança e Fronteiras: o que temos a aprender com a pandemia da COVID-19.

      Certificado de Conclusão

      Ao finalizar o curso, você receberá um certificado de conclusão para comprovar suas habilidades.

      Para obter a certificação se faz necessário obter no mínimo 70% de acerto nas avaliações.

      Diante deste cenário, este curso tem por finalidade capacitar a força de trabalho (servidores, terceirizados e estudantes) do Instituto Aggeu Magalhães (IAM), e de outras unidades da Fiocruz, na área de Biossegurança visando fortalecer um conjunto de ações para prevenir, controlar, reduzir ou minimizar riscos inerentes às atividades que possam comprometer a saúde humana, animal e o meio ambiente. Essas ações visam o fortalecimento e a melhoria contínua das ações de Biossegurança nas Instituições, de modo a atender as recomendações da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e Ministério da Saúde (MS).

      Cabe destacar que a primeira edição do curso, lançada em abril de 2020, não contemplou os aspectos de biossegurança diretamente relacionados a pandemia da COVID-19. Nesse sentido, o agravamento da pandemia, nos anos de 2020 e 2021, nos impulsionou a revisar o curso, acrescentando duas unidades para abordar as questões de Biossegurança e Fronteiras no contexto da COVID-19.

      Agente populares

      Agente populares

      Agentes Populares no Enfrentamento da Covid-19

      O curso foi produzido a partir das experiências das Campanhas Periferia Viva e Mãos Solidárias, construídas por um conjunto de instituições e movimentos sociais, tendo como referência a solidariedade ativa e a mobilização comunitária.

      Baseados nos processos de aprendizagem por descoberta, propõe-se que o educando conheça e realize as práticas para então responder às perguntas reflexivas, cujas relações devem ser descobertas e construídas por você, educando.

      A pandemia de Covid-19 vem gerando dificuldades que vão muito além da saúde. Desta forma, os educandos são vistos como protagonistas de sua formação em vista de uma postura crítica, reflexiva e propositiva como se espera ao ser linha de frente da comunidade. Seu papel como agente popular é mobilizar a comunidade para evitar a transmissão do Coronavírus, mas também lutar pelos seus direitos, entendendo que o enfrentamento da pandemia só será possível com essas duas abordagens.

      Cronograma

      15/07/2021 – Início da oferta.
      22/12/2021 – Final da oferta.

      Inscrições encerradas

      Inscrições finalizam em

      Dia(s)

      :

      Hora(s)

      :

      Minuto(s)

      :

      Segundo(s)

      Carga horária

      30 horas

      Tipo de curso

      Autoinstrucional

      Público alvo

      População em geral

      Certificado de Conclusão

      Ao finalizar o curso, você receberá um certificado de conclusão para comprovar suas habilidades.

      Uso do Moodle

      Uso do Moodle

      Uso do Moodle no Ensino Remoto

      Neste momento de hiperconexão altamente digital, instrumentalizar os docentes é uma forma de mantê-los atualizados e também motivados.

      Com 20h e por meio de aulas síncronas, assíncronas e tutoria o curso apresenta os conhecimentos básicos sobre a Plataforma Moodle como ferramenta para construção de recursos e conteúdos didáticos.

      Carga horária

      20 horas

      Tipo de curso

      Híbrido

      Público alvo

      Docentes do IAM

      Certificado de Conclusão

      Ao finalizar o curso, você receberá um certificado de conclusão para comprovar suas habilidades.